Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2016

LIVRO DE ESTÓRIAS FÁBULAS E PÁRÁBOLAS


Já está a disposição do público o livro: “Parábolas, Fábulas e Estórias Que Edificam a Alma”. De Paulo Sergio Rocha Arantes. Nessa obra o autor procura de uma forma agradável e compreensível transmitir e inspirar nos leitores, preceitos cristãos independente da religião ou ideologia dos mesmos, (contém vários desenhos ou ilustrações). É um livro onde se pode ler em casa, no ônibus, em salas de espera, na cabeceira da cama ou em qualquer lugar. Está a disposição pelo E-mail: Prpauloarantes@hotmail.com, e pelo fone:  (64) 999612557(vivo) // (62) 982391772 (tim)                                                                                                       (64) 992519743 (claro).

CAIM PAI DA PRIMEIRA RELIGIÃO INVENTIVA

Coabitou Adão com Eva, sua mulher. E então concebeu e deu à luz a Caim. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. No dia em que deviam trazer as ofertas ao Senhor, Caim trouxe alguns dos produtos da terra e os apresentou a Deus em oferta. Abel, por sua vez, pegou o primeiro e o melhor cordeiro nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu-o em sacrifício a Deus. Agradou-se o Senhor Deus de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor:
– Por que você anda irado, e por que descaiu o seu semblante?  – Se você agir e se comportar bem, não é certo que será aceito? Se você tivesse feito o que é certo, estaria tranqüilo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está à porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você pode e precisa vencê-lo.
Passados uns dias disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
Disse o Senhor Deus a Caim: – Onde está Abel, teu irmão?  – Ele respondeu: – Não sei, acaso sou eu protetor de meu irmão?
E disse Deus: – O que você fez? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
Caim é o exemplo clássico da religião humana que se opõe a Deus e procura inventar a sua própria, conforme seu conveniente pensamento, interesse e ideologia. Por inveja e por permitir que a maldade enchesse seu coração chegou a matar seu próprio irmão que era justo e temente a Deus.

(Posteriormente esta se tornou uma das características de várias religiões inventivas; perseguir e até matar seus semelhantes em nome de Deus).
Subjetivamente entendemos que tanto Abel como Caim foram instruídos por Adão seu pai, sobre a forma correta de se adorar a Deus, e que ofertas e sacrifícios pelo pecado só poderiam ser realizados através de um cordeiro, e jamais com produtos da terra. Ao sacrificar o cordeiro, teriam através deste ato, pela fé viva e graciosa, os pecados perdoados e ainda assim declarar que criam no poder remidor de Cristo, o cordeiro de Deus que um dia viria a este mundo, assumindo forma humana, a fim de reconciliar o homem com Deus; ensinando, assim, às gerações posteriores a verdadeira conduta para se cultuar e adorar ao Criador, conforme o primeiro homem fora instruído pelo próprio Deus.
Caim, ao oferecer os frutos da terra como sacrifício; e não um cordeiro, conforme instruções recebidas; instituía a rebeldia contra o mandamento oral de Deus, e estabelecia uma nova religião, nascida de uma mente humana aliada e inspirada pelo maligno; negava a fé no Messias, que é o cordeiro de Deus que redime o homem de todo o pecado.
Não sacrificando o cordeiro, que era também um ato profético, que anunciava e alimentava a esperança da vinda do Cristo de Deus a este mundo, aspirava também, guiado pelo maligno, bloquear o projeto salvífico de Deus à posteridade humana através da expiação de Cristo; que é o perdão dos pecados daqueles que se arrependem e os confessam; acompanhado da reconciliação com Deus, através do sacrifício de uma vítima inocente (cordeiro). No Antigo Testamento, desde o livro de Gênesis; a vítima era um cordeiro, figura e símbolo do Cristo crucificado.
A religião de Caim foi a primeira religião inventiva sobre a face da terra. São João, apóstolo, sobre Caim nos adverte: “Não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou o seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas”.

Por inveja e provavelmente por medo de que a primeira e verdadeira religião se propagasse e encontrasse guarida nos corações humanos, Caim mata seu irmão e sai da presença de Deus, fundando e inaugurando assim uma nova religião humanista e falsa. Caim foi o primeiro satanista da terra, (São João, o apóstolo, diz que ele se tornou do maligno e não pertenceu mais a Deus) esta conduta foi escolha sua, apesar de até mesmo Deus ter intentado demovê-lo de sua atitude calamitosa; mostrando-lhe até quais seriam as consequências negativas de seus atos sobre a sua própria pessoa.

(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA - ).

A INFLUÊNCIA NEGATIVA DA RELIGIÃO DE CAIM

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que todo pensamento e imaginação de sua mente eram totalmente maldosos. Então, entristeceu-se o Senhor Deus de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei de sobre a face da terra o homem que criei, desde o homem até os animais.
Noé, porém, achou graça aos olhos de Deus. Noé era homem justo e reto entre aqueles homens perversos; Noé andava com Deus. Tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.
A terra, porém, estava corrompida diante de Deus e encheu-se de violência.
Então, disse Deus a Noé: – O fim de toda esta geração é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência. Faça uma grande arca da madeira de gofer com compartimentos. Sua medida será de cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois de largura e treze de altura. Faça na arca uma janela de quarenta e cinco centímetros na parte de cima e a porta da arca ao seu lado, faça andares baixos, segundos e terceiros.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará. Mas com você estabelecerei minha aliança; você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. E de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie colocará na arca, para conservá-los vivos com você; macho e fêmea serão. De todo animal limpo tomará sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea. E armazena toda comida que se come e ajunta-a; pois será para mantimento, para você e para os animais.
Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou.
Quando tudo estava preparado, disse o Senhor a Noé: Entra com sua família na arca, porque já vem o dilúvio. E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra; e aumentaram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. (Todo ser vivo que vivia na terra e que não estava dentro da arca p
 ereceu).
A influência de Caim foi tão maligna e destrutiva, que ao entusiasmar a humanidade para uma vida livre, sem regras, ou compromisso com os padrões da ética e da moral estabelecidos por Deus culminou na destruição de toda a humanidade, através do dilúvio, salvo o justo Noé, que escolheu o caminho de Deus e não se deixou perverter.

Após as águas do dilúvio baixarem e Nóe e sua família pisarem em terra firme o seu primeiro ato foi o de edificar um altar ao Deus criador, e oferecer-lhe sacrifícios de adoração e gratidão. Mas infelizmente no coração de Cam, um dos filhos de Noé, a semente do maligno e da religião inventiva já estava plantada e posteriormente foi muito desastroso.l7kç Assim sendo, as religiões inventivas e ideologias ateístas nunca pararam de se multiplicar, pois assim confundem e arrebatam muitos corações humanos, afastando-os do único e verdadeiro caminho que conduz o homem a Deus. Estas, quando não matam ou perseguem os agregados da fé viva no Senhor Deus, procuram fazer alianças com eles para assim poderem sutilmente penetrar e contaminar a verdadeira fé.
Muitas organizações religiosas e anti-religiosas ainda nos dias de hoje perseguem matam e intentam destruir os que buscam a fé simples e verdadeira no Criador, e quase sempre em nome de Deus ou de uma nova ordem mais justa e mais humana. Este método é a herança de Caim; pai das religiões inventivas.

(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA - ).

sábado, 16 de julho de 2016

O NOBRE E O CAMPONÊS


Conta-se que certo hindu de estirpe nobre, em uma expedição pelas montanhas, foi o único sobrevivente de um acidente ocorrido durante o trajeto; moribundo, foi encontrado por um pobre camponês que se compadeceu dele. Ao acordar, o nobre pediu um pouco de água, pois estava sedento, o camponês, ao pegar um recipiente de bambu, colocou nele a água e o levou a sua boca, mas ele se recusou a beber mesmo estando morrendo de sede. Sem entender, o camponês lhe perguntou por que recusara a água, e surpreso ouviu a resposta:
– Nunca um membro de minha ilustre família tomou água em recipiente de material ordinário, senão em recipientes de material nobre, como o ouro ou a prata; não posso desonrar minha família e nem meus antepassados; será que o senhor não tem pelo menos um recipiente de bronze polido? Pois estou sedento.
– Meu amigo! Sou muito pobre, só tenho recipientes de bambu ou madeira, mas eu insisto, beba! Ou morrerá de sede.
– Não! Prefiro morrer de sede a quebrar as tradições de meus pais!
Algumas horas depois, morreu de sede. 

O orgulho e o apego excessivo às vãs tradições ou aos bens materiais são caminhos que nos levam à destruição e nos distanciam cada vez mais de Cristo e sua salvação. O Mestre Divino disse: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”... Pois: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Portanto, deixemos as vãs tradições, a idolatria às filosofias religiosas, e busquemos com mais ímpeto ao Cristo de Deus enquanto se pode achar. Ele mesmo disse: “... Entra no seu quarto e, fechando a porta, ora ao Pai celestial, que o vê em secreto; e o Pai, que o vê em secreto, o recompensará”.                                      

(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA - ).



BUSCANDO A FELICIDADE

Eliaquim não era uma má pessoa, mas vivia insatisfeito com sua vidinha tranquila e pacata.
–Vou em busca da felicidade! Pensou consigo. Em seguida, reuniu a mulher e os filhos ainda pequenos, e disse:
– Estou farto dessa vida, sou muito infeliz, vou embora, em busca da felicidade! Aqui eu sei que ela não está; adeus! (Sem olhar atrás, partiu em busca da tão sonhada felicidade).
Os anos se passaram, mas Eliaquim não desistia, continuava na sua busca: de cidade em cidade, de vilarejo em vilarejo e, fazendo um trabalho aqui outro ali, ia se mantendo. Até que um dia, com pouquíssimo dinheiro, deitou-se no banco da praça de uma cidade. Pela madrugada, dois assaltantes lhe deram uma pancada na cabeça para lhe roubarem; ao despertar pela manhã, não se lembrava de nada, havia perdido a memória e o único documento que possuía. Só se lembrava de seu primeiro nome e que estava em busca de algo, talvez a felicidade.     
Passado algum tempo, chegou a uma outra cidade que lhe pareceu muito agradável e aconchegante. Caminhando sem destino, chegou a um bairro humilde e parou diante de uma pequena casa, bateu na porta e ao ser atendido por uma mulher disse:
– Senhora! Sou viajante, necessito de trabalho e vejo que sua casa carece de reparos, se quiser posso fazê-los, cobro muito barato.
– Gostaria muito, mas sou uma mulher sem marido e com dois filhos para criar, somos muito pobres e não podemos pagar.
– Posso trabalhar pela comida e pelo pouso. Responde Eliaquim.
– Sendo assim, está combinado, pode começar agora mesmo.
Por alguns dias esteve trabalhando naquela casa e ao observar a mulher de mãos dadas com os filhos e agradecendo a Deus por todos os seus benefícios, apesar da vida de dificuldades que levava, pensou: – Que mulher maravilhosa, e que filhos! Se essa extraordinária mulher aceitasse ser minha esposa certamente eu seria o homem mais feliz do mundo e a minha busca terminaria aqui; afinal, esta foi a cidade mais aconchegante que eu já encontrei. Mas que é isso que estou pensando! Um “Eliaquim ninguém” como eu!
Mas, enfim, criou coragem e após tecer-lhe alguns elogios, fez o pedido.
Então, a mulher lhe disse:
– Vá até a barbearia mais próxima, corte o cabelo, tire a barba e eu lhe darei a resposta.
Ao voltar da barbearia foi recebido pela mulher que, cheia de alegria, o convidou a entrar em seu quarto e em seguida lhe mostrou um velho álbum de fotografias dizendo:
– Antes de abrir este álbum olhe-se no espelho!
 Após olhar-se no espelho, abriu o álbum de fotografias e, espantado, gritou dizendo:
– Mas este aqui em todas estas fotos sou eu! Agora me lembro, minha memória voltou! Que tolo eu fui, desprezei os maiores tesouros da minha vida em busca de uma ilusão! A felicidade sempre esteve a meu lado, mas eu não a sentia, estava cego pelo meu egoísmo. Tive que rodar quase meio mundo e perder muitos anos para descobrir que a felicidade sempre esteve ao meu alcance!
Voltando-se para a mulher lhe diz:
– Querida, você e as crianças podem me perdoar?  
– Claro que sim, nunca desistimos de você e sempre estivemos a sua espera. Venha! Vamos contar a eles.
A felicidade nem sempre está nos longínquos lugares que idealizamos e tampouco no acúmulo de bens materiais, ou posições elevadas que alcançamos, mas está dentro de nós e precisa ser desenvolvida e conquistada, consiste no estilo de vida que levamos, em como a vemos e também entre as pessoas com as quais convivemos.

A própria comunhão com Deus e compreensão de seu plano de salvação em seu infinito amor por nós, já nos proporciona uma grande felicidade. Neemias, o profeta bíblico da restauração, dizia: “A alegria do Senhor é a vossa força”.                                                                 

(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA - ).

quinta-feira, 14 de julho de 2016

SER CRISTÃO...

Recentemente li um texto de Raquel Louback, neste site:(https://estudos.gospelmais.com.br/afinal-o-que-e-ser-cristao.html), e achei interessantíssimo sua colocação sobre o que é ser cristão,  transcrevo aqui parte dele :
"...A Bíblia em sua perfeição nos diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28). Ora, isto não se aplica apenas para o Dia da Santa Ceia nos minutos antecedentes a participarmos deste forte Memorial. Isto é para ser aplicado em nós todos os dias! É imprescindível que examinemo-nos a cada instante, cada atitude nossa, a cada comportamento, a cada ação.
Fomos criados para ADORAR. Exatamente isto: Criados para ADORAR Àquele que é Digno de toda a honra, toda a Glória e todo o Louvor por toda a eternidade! Ele merece. Ele é Deus! É para isto que devemos nos dirigir ao Teu Santo Templo, com o intuito de Adorá-lO, e, Ele tão maravilhosamente por sua Soberania nos enche de presentes e faz-nos sair de lá cheios, repletos de bênçãos!!! Pois Ele nos ama incondicionalmente.
Ao contrário dos que muitos pensam, o fato de simplesmente nos dirigirmos a um Templo Evangélico não nos torna Cristãos. Muitos até mesmo levam isto como um “encontro social” onde se revê amigos semanalmente, coloca-se o “papo em dia”, marca-se encontros, paqueras, uma “descontração santa” e etc.
Ser Cristão é ter uma vida literalmente transformada por Cristo, personalidade moldada pelo Espírito Santo de Deus, onde se busca o cumprimento de seus mandamentos em todo o seu modo de viver, onde se deseja ter o caráter de Cristo. É aprender a se auto-examinar e deixar de examinar terceiros periodicamente. É ter atitude e coragem para reconhecer suas próprias fraquezas e os pontos negativos que se têm e que resultam em um comportamento muitas vezes distorcido ao Evangelho e ter a disposição para buscar em Deus e deixá-lO moldar tais fatores negativos aprimorando-o para uma vida de cristão literalmente. É ter uma vida pautada no Evangelho genuíno de Jesus Cristo. É um conjunto de fatores que se busca em Deus para que Ele te molde, apare os espinhos, te sare do que necessário e “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17)
Procure a cada dia conhecer ao Senhor Jesus e buscar qual é a vontade dEle em sua vida! Busque conhecer o Seu caráter, aproxime-se dEle. “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós”. (Tiago 4:8)"...

Para mim é tudo o que está escrito nesse artigo e  muito mais; podemos dizer que ser cristão é aprender a estar conectado com Deus  o tempo todo, sentir a alegria de sua presença em todas as coisas do/no universo, reconhecer a grandeza de Deus e de seu filho Jesus Cristo, é adorá-lO independente de religião, ou lugar específico...É ser grato a Ele todos os dias, é se sentir livre  para amá-lO e depender de sua graça para caminhar a jornada da vida,  e ser também totalmente responsável por cada decisão que tomar, pois ele nos deu o poder da livre escolha, apesar de sermos dependentes de sua graça e amor. Ser cristão é respeitar  cada pessoa em sua forma de crer e ver a vida como é, porém responder com sabedoria e amor quando indagados sobre o porque da fé...
Ser cristão é ter plena convicção de que que aqui neste mundo estamos somente de passagem...                                                                                 (hebreus 13:14) Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura."                                                                                                          (Apocalipse 21:2-4)"...Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu esposo.Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o templo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão o seu povo; o próprio Deus estará com eles e será (eternamente) o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque já as primeiras coisas passaram".