Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

RETRATO FALADO DE CRISTO, POR PÚBLIO LÊNTULUS

        
Públio Lêntulus, segundo a tradição histórica e eclesiástica, era um oficial de Roma que atuava na província da Judéia no tempo de Tibério César, e que impressionado com a personalidade marcante e inconfundível do Homem de Nazaré, envia uma carta ao Imperador romano descrevendo o retrato falado de Jesus Cristo. (A versão da carta que temos hoje foi composta de diversos fragmentos de diferentes origens). Quinto Septímio Florente Tertuliano (160-220), jurista romano, e um dos mais nobres entre os vários teólogos do cristianismo florescente, teceu comentários sobre esta carta que possui o seguinte teor:
Lêntulus, presidente de Jerusalém, ao senado e ao povo romano, cumprimentos. Sabendo que deseja conhecer quanto vou narrar. Existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente, de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado profeta da verdade e os seus discípulos dizem que é filho do Deus criador do Céu e da Terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, cada dia se ouve coisas maravilhosas desse Jesus; ressuscita os mortos, cura os enfermos; em uma só palavra: é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou a temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, distendidos até às orelhas e das orelhas até às espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio da sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos Nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos graciosos e claros; o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele alguém se aproxima, verifica que é muito modesto na presença e na pessoa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza; não se tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como Divino, e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de sua Majestade. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que sua majestade ordenar será cumprido. Salve. Da sua majestade, fidelíssimo e obrigadíssimo.                                               Públius Lêntulus, presidente da Judéia.


Isaías, um príncipe de Israel que foi sagrado profeta do Altíssimo, teve uma visão do Cristo sofredor mais ou menos 800 anos antes de seu nascimento; onde descreve seu martírio em direção ao calvário. Sua narrativa é impressionante; e cheia de detalhes, onde ele nos revela o retrato do Cristo salvador todo desfigurado pelos pecados da humanidade. Tal escrito é tão intenso e claro que quando o lemos na íntegra, somos impelidos a visualizar com o escritor, cada detalhe do ocorrido. Nesta visão ele nos revela como o filho unigênito de Deus foi rejeitado e desprezado quando foi preso pelos guardas do templo, e depois, pelos romanos; e como suportou dores e sofrimentos sem fim, tornando-se como alguém que não queríamos ver; e que quando ele estava desfigurado na cruz, nós nem mesmo olhávamos para ele e até o desprezávamos, pois naquele estado não tinha beleza e nem aparência. No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, e a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, maltratando e ferindo. Porém, ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo penitenciado por causa das nossas iniqüidades. E desde então nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um seguia o seu próprio caminho. Mas Deus por amor a nós penitenciou o seu filho ao invés de nós; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente, e não disse uma só palavra, ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Ele suportou tudo de comum acordo com o Pai celestial. E para nos mostrar o caminho da salvação, aceitou ser aprisionado e condenado à morte. Foi crucificado e morto por causa dos pecados dos homens, afim de que todo aquele que olhar para Ele seja salvo, pois foi o único ser santo e perfeito que viveu entre nós.                                                                                                                               (Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA - ).


CONFORME ESTE SALMO, DEUS NOS VIU ANTES QUE NASCÊSSEMOS. TODOS NOSSOS DIAS ESTAVAM ESCRITOS EM SEU LIVRO, ENQUANTO AINDA NENHUM DELES HAVIA ACONTECIDO. OS OLHOS DELE VIRAM NOSSO CORPO SE FORMANDO NO VENTRE DE NOSSA MÃE. ELE DESEJA O MELHOR PARA NÓS, PORÉM NOS DEU O PODER DE ESCOLHER OS RUMOS DE NOSSA VIDA E DE TOMAR DECISÕES, E SOMOS RESPONSÁVEIS PERANTE ELE POR CADA  ESCOLHA E DECISÃO QUE TOMAMOS, PORTANTO, ENTREGA TUA VIDA AOS CUIDADOS DO SENHOR E SEMPRE ORE E PEÇA SUA DIREÇÃO, ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO OU DE FAZER UMA ESCOLHA.

sábado, 11 de outubro de 2014

CLIQUE EM CIMA DA FIGURA PARA AUMENTAR O TAMANHO

SEGUNDO AS ESCRITURAS A HUMANIDADE NÃO SE DIVIDE EM RAÇAS, MAS EM POVOS, TRIBOS, LÍNGUAS E NAÇÕES...

quinta-feira, 21 de agosto de 2014


JESUS CRISTO ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS

SE JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, E ELE MESMO DISSE PARA ORARMOS EM SEU NOME, PORQUE, PESSOAS E RELIGIÕES ELEGEM OUTROS MEDIADORES; E ORAM E PEDEM A DEUS EM NOME DE OUTROS, QUE A BÍBLIA NÃO ORDENA E NEM MENCIONA!

NOSSO SENHOR CONVIDA PEDRO A CAMINHAR PELA FÉ ;SEM OLHAR PARA AS ONDAS AGITADAS DO MAR, MAS QUANDO ELE TIROU OS OLHOS DO DIVINO MESTRE, E OLHOU PARA AS ONDAS AGITADAS, QUASE AFUNDOU, MAS GRITOU PELO SENHOR, E FOI SALVO...
A VERDADEIRA ADORAÇÃO AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NÃO DEPENDE DE GRANDES OU PEQUENOS TEMPLOS, E NEM DE GRANDES PRELEÇÕES, MAS DE CORAÇÕES HUMILDES E SEDENTOS DA PRESENÇA DE DEUS.



domingo, 1 de junho de 2014



Leia este salmo; declarando a proteção e o socorro do Senhor Deus (Criador dos céus e da terra) na sua vida.


1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Sl. 121)

domingo, 30 de março de 2014

LIVRO DE ESTORIAS E PARÁBOLAS


[Cópia+de+image001.jpg]

A RELIGIÃO QUE AGRADA A DEUS

O evangelista Lucas, em sua maravilhosa narrativa do evangelho de Jesus Cristo que leva seu nome, nos premia com a parábola do bom samaritano, uma das mais belas narradas por Jesus:

– Um homem descia de Jerusalém para Jericó. No caminho, alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.
Um sacerdote que estava passando por aquele mesmo caminho, quando viu aquele homem ferido e carente de cuidados, tratou de passar pelo outro lado da estrada, sem ao menos olhar atrás. Também, um devoto auxiliar do templo passou por ali, olhou o pobre e também foi embora passando pelo outro lado da estrada sem lhe dar a mínima atenção.
Mas um caridoso samaritano, que não pertencia à igreja oficial daquela região e que estava passando por aquele caminho, quando viu o homem caído, carente e totalmente desamparado, ficou com muita pena dele. Então se aproximou, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da hospedaria, dizendo: 
- Tome conta dele. E quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele... 
A verdadeira religião não consiste em repetitivos ritos sagrados ou paramentos finos; e nem na pompa das grandes catedrais ou santuários, e tampouco em grandes multidões que assistem em suntuosos templos, mas a verdadeira religião consiste em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo. Sejamos sempre sinceros e procuremos fazer leitura contínua das escrituras sagradas, estando sempre prontos a fazer o bem e a ajudar os que necessitam, pois esta é a religião que agrada ao criador. 
(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA -)


SUA SORTE É MELHOR QUE A MINHA


Certo campesino comprou um burro de carga e explorava ao máximo o pobre animal. Quando este não

estava puxando o arado, puxava mercadorias para serem vendidas na cidade. E quando não era o campesino, eram seus filhos que punham o pobre para trabalhar de sol a sol.
Ao fim do dia o levavam ao estábulo e lhe davam água e alimento. Próximo dali, amarrada a uma corda, estava uma leitoa que olhando para o asno lhe dizia:
– Tenho muita pena de você, que além de trabalhar como um burro é mal alimentado; enquanto que eu, além comer bem, passo o dia todo dormindo e sem fazer nada. Como eu lamento sua sorte.
Ao que o burro responde: – É verdade, sua sorte é melhor que a minha; como eu gostaria de estar no seu lugar.
Com arrogância e certo ar de superioridade, a leitoa lhe diz: – Só que isto é impossível, meu caro, você nasceu para ser burro de carga.
Os meses se passaram e chegou o dia em que o camponês fazia aniversário; seus filhos foram até onde a leitoa estava, amarraram suas pernas e com uma afiada faca lhe perfurou o coração. Morte certa! O burro, muito assustado, e que de longe assistia a cena, suspirou e pensou: Felizmente sou apenas um burro de carga, e apesar de trabalhar duro, poderei viver por muitos anos e morrer de morte natural. – Que sorte a minha!

O Salmista bíblico chamado Asafe, declara em um de seus salmos: 
“... Quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus, porque cheguei a ter inveja deles. Os soberbos e os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde (Pensei comigo). Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa... Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus e, então, entendi eu o fim deles...”

(Retirado do livro: -PARÁBOLAS FÁBULAS E ESTÓRIAS QUE EDIFICAM A ALMA -)

RESPOSTA DE UM PROFESSOR DE TEOLOGIA PARA QUESTÕES POLÊMICAS...



Por anos, vários alunos de teologia e outras disciplinas; juntamente com outras pessoas, faziam e fizeram várias perguntas sobre dificuldades bíblicas... Após investigar, perscrutar, e inquirir durante alguns anos, alguns descobriram e chegaram a conclusão que a resposta mais correta que há para essas questões é: “Não sei a resposta certa, tenho conjecturas.
Perguntas como: Por que Deus cria pessoas que Ele já sabe que vão para o inferno? “Não sei a resposta certa tenho somente conjecturas... Por que Ele criou Lúcifer, se antecipadamente tinha ciência de que ele se rebelaria e se tornaria um anjo do mal e ainda faria a cabeça de milhares de anjos no céu que também como ele se tornariam anjos do mal... Por que não lançou logo Satanás (lúcifer) e os outros no lago de fogo e enxofre em vez de deixá-los soltos, perturbando o mundo. Por que Ele disse a Adão e Eva para não comerem do fruto se sabia que o comeriam. E não sei também se Adão tinha umbigo já que foi criado do pó da terra. E por que Deus nos manda orar se já sabe o que vamos dizer. Por que o Senhor Deus deixou tantas coisas sem explicação na Bíblia. Por que Ele permite que passemos por tantos sofrimentos. Por que cura uns e não outros.  E como é possível existir um Ser não-criado (Deus) sem principio nem fim? Por que Deus dá tanto valor à fé em vez de aparecer logo para a humanidade e dizer “Este sou Eu”. Como, e por que Moisés apareceu na transfiguração se os mortos não podem voltar à Terra. Como o Sol parou quando Josué na grande batalha, deu tal ordem... Como é possível haver três pessoas e um só Deus. Como os dinossauros entram no relato bíblico. Por que alguns teólogos e não teólogos afirmam que a terra só tem mais ou menos 6000 mil anos e a arqueologia  bilhões de anos. O que é a marca da Besta e o exato significado de 666? Como pode toda autoridade ser instituída (permitida) por Deus, e ter existido governantes tão perversas como Hitler, Mussolini e tantos outros.  Para tudo isso e milhares de outras perguntas... “Não sei a resposta certa; tenho somente conjecturas...

Mas acima de tudo, não se sabe como alguns homens são tão prepotentes ao ponto de acharem que vão conseguir saber tudo sobre Deus...Ou simplesmente como outros; Que declaram que o Criador não existe... Ou que a bíblia é um mito...Ou que o mundo seria melhor e mais perfeito sem ideias, e conceitos sobre Deus e tantas outras... Mas para estas, e outras perguntas dentro deste contexto, também  “Não sei a resposta certa; tenho somente conjecturas...

Porém sobre a existência e ação de Deus na minha vida, e a veracidade da bíblia sagrada como palavra de Deus, não tenho conjecturas, mas uma convicção inabalável.